Caminhos do Café e Caminhos Rurais

Caminhos do Café

Dom Pedro II, em 1897, funda o IAC já com objetivo de pesquisar e desenvolver a produção de café nesta região. Uma das mais antigas e significativas culturas do estado de São Paulo ainda pode ser vista em toda sua magnitude no IAC bem como em fazendas centenárias que conservam as tradições do cultivo e a excelência do produto nacional.
As visitas apresentam todo o processamento do café, desde sua produção até o consumo, além de oferecerem a possibilidade de se conhecer rico acervo de equipamentos, materiais e mobiliário de época.
As visitas devem ser agendadas com antecedência.
Atrativo
Município
Fazenda “Santa Maria”
Campinas
Fazenda Tozan
Campinas
Fazenda da Barra
Jaguariúna
Fazenda Quilombo
Limeira
Fazenda Santa Gertrudes
Limeira
Fazenda Citra
Limeira
Fazenda Ibicaba
Limeira
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq
Piracicaba

Fazenda “Santa Maria” – Campinas

A Fazenda Santa Maria foi fundada para a cultura do café, pelo comendador Antônio Manuel Teixeira, no ano de 1830, no alto da Serra de Cabras.
Antonio Manoel, era conhecido por construir grandes casas-sede em suas propriedades e, todas tinham em comum a influência mineira na arquitetura de suas construções, ou seja, casa de meia encosta (construída em barranco), paredes de taipa de pilão, igreja e senzala no corpo da casa.
Os atuais proprietários adquiriram o remanescente da Fazenda Santa Maria em 1989. Ao longo de 12 anos, trabalhou-se num intenso e minucioso processo de recuperação da casa-sede e de todo o seu entorno, que se encontravam em péssimo estado de conservação.
Na vasta casa-sede da fazenda Santa Maria, encontramos o seu pretório em corpo avançado da fachada, com escada nele inserida. Seguem-se seus três cômodos de frente, dez alcovas, com a sala de jantar subsequente de mais de dezessete metros de comprimento, seguida da sala, à direita, de dormitórios e cômodos de serviços, e à sua esquerda, de três vastos dormitórios, ligados por corredor que, originalmente, conduziam à capela de dezoito metros de comprimento. Por volta de 1930, esta capela encontrava-se em ruínas sendo outra construída no entorno da sede e para onde foram levados o altar e o sino.
E ao lado da capela, foi construído o Restaurante da Capela, com apenas 120 lugares, e filosofia do Slow Food.

Informações

Endereço: Estrada Lydia Abdalla, Km 8,5 – Joaquim Egídio – Campinas/SP
Telefone: (19) 3298-6423
Horário de funcionamento: Sábados, Domingos e Feriados das 11h00 às 17h00.



Fazenda Tozan – Campinas

A Fazenda Tozan é uma preservada propriedade histórica, onde é possível se fazer tour que dura duas horas e começa com degustação de frutas produzidos na fazenda. Em seguida, o guia conduz ao Museu do Café, onde estão máquinas de época, registros da história da fazenda e da chegada dos imigrantes italianos e dos escravos. Dali, o passeio continua em direção ao cafezal, ao mirante e à senzala, terminando com um cafezinho.

Informações

Endereço: Rod. Adhemar de Barros p/ Mogi-Mirim, km 121, 20 km – Campinas/SP
Telefone: (19) 3257-1236

Clique aqui para visualizar o mapa.
  

Fazenda da Barra – Jaguariúna

Símbolo do ciclo canavieiro no começo do século 19, a fazenda acabou tomada pelos cafezais há pelo menos 120 anos. Em antigas terras da fazenda surgiu o atual bairro Guedes, a 3,5 quilômetros do Centro.
A área, além da produtividade rural, também foi palco de dois acontecimentos históricos. Nos anos que antecederam a Semana de Arte Moderna de 1922, a Fazenda da Barra era ponto de encontro para intelectuais como Mário de Andrade e Tarsila do Amaral. Dez anos depois, os cômodos do casarão serviram de quartel-general improvisado para as tropas mineiras que enfrentavam os paulistas na Revolução Constitucionalista. Do lado de fora da sede, a propriedade ainda preserva dois galpões para armazenagem de grãos, capela, terreiro de café e a roda d’água usada no sistema próprio de geração de energia. Quem passeia pela área passa sob imponentes arcos, base de um antigo aqueduto que irrigava as plantações.

Informações

Endereço: Bairro do Guedes - Jaguariúna/SP


Fazenda Quilombo – Limeira

A Fazenda está preparada para propiciar aos visitantes caminhadas e passeios a cavalo pelas encostas do Morro Azul, em meio à lavoura de café e mata nativa. Locais estes, privilegiados e com uma bela visão de Limeira e arredores.
Na época de colheita do café (período de maio a setembro), toda a infra-estrutura para secagem e preparo do café, datada do século XIX, pode ser observada em pleno funcionamento.
O visitante poderá ainda pescar, conhecer a criação de cavalos de Quarto de Milha e desfrutar da beleza da reserva ecológica do Morro Azul.
Os passeios serão acompanhados por uma historiadora que pertence à família fundadora da fazenda, propiciando ao visitante interação com a história do café, sua importância econômica e sua importância e relação com os dias atuais, com profundidade e riqueza de detalhes.

Informações

Endereço: Estrada Limeira/SP 151, km 04 - Limeira/SP
Telefone: (19) 3451.4005
Horário de funcionamento: Somente visitas pré-agendadas.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Fazenda Santa Gertrudes – Limeira

A fazenda com sua arquitetura francesa e já centenária, recebe os visitantes, levando-as aos tempos áureos do café desde a colheita até ao embarque na estação de trem, passando por todos os processos intermediários.
O percurso com duração de duas horas permitirá ao visitante uma idéia real do trabalho e da técnica numa época em que todo o transporte era efetuado em lombo de burro, de carroção ou em carros de bois, e a energia elétrica provinha do vapor e de rodas de água, a mão-de-obra era toda importada da Europa além de todos os produtos acabados como o ferro, o cimento e as telhas.

Informações

Endereço: Rod.Washington Luis, Km 165 - Sta. Gertrudes - Limeira/SP
Telefone: (19) 3545.1317
Horário de funcionamento: Somente com visitas agendadas.
Entrada: Visita com lanche R$ 27,00 por pessoa e Visita com almoço R$ 55,00 por pessoa.



Fazenda Citra – Limeira

Fundada em 1924, a Fazenda Citra é conhecida internacionalmente pela produção e comercialização de milhares de espécies, entre plantas, frutíferas e ornamentais. Inicialmente produziu laranja e seus fundadores foram co-participantes, das primeiras exportações para a Europa. Após este período, a fazenda vem se dedicando à produção de plantas frutíferas e ornamentais. Para lá foram trazidas e aclimatadas várias árvores e arbustos, muitos deles, raros e exóticos, constituindo-se num verdadeiro jardim botânico. Possui ainda uma grande produção de Noz Macadamia, Noz Pecam e frutas cristalizadas, as quais são comercializadas diretamente com o consumidor. É responsável pela introdução e propagação de inúmeras espécies de plantas no país e a sua comercialização é a principal atividade da Fazenda. Através de uma caminhada pelas dependências dos viveiros os visitantes conhecerão plantas exóticas e raras. Receberão demonstrações de enxertia, método de formação de mudas, beneficiamento de nozes e visitarão o museu, onde conhecerão a história e a evolução da produção agrícola da fazenda.

Informações
Endereço: Rodovia Limeira-Piracicaba -  Limeira/SP
Telefone: (19) 3451-1221
Horário de funcionamento: Somente visitas pré -agendadas. A fazenda está aberta de segunda à sexta das 8h00 às 17h00 para comercialização de mudas no varejo.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Fazenda Ibicaba – Limeira

Fundada em 1817 pelo Senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, a Fazenda Ibicaba foi sede da primeira e uma das mais importantes colônias do Brasil. Foi a pioneira na substituição de mão-de-obra escrava pela de imigrantes europeus, principalmente Suíços e Alemães, trinta anos depois de sua fundação. O Senador Vergueiro foi o responsável pela vinda dos primeiros imigrantes da Europa, muito antes da abolição da escravatura. Sua empresa "Vergueiro e Companhia" recrutava os imigrantes, financiava a viagem e o imigrante tinha que quitar sua dívida trabalhando por, pelo menos, quatro anos. A cada família cabia um número determinado de pés de café que pudesse cultivar, colher e beneficiar, além de roças para o plantio de mantimentos. Cerca de mil pessoas entre portugueses, suíços e alemães viviam em Ibicaba, que era quase independente, havendo até circulação interna de moeda própria. Durante uma década, o modelo de colonização obteve sucesso e serviu de exemplo para todo país.
Devido a sua importância para a economia de São Paulo e ao reconhecimento da influência política do Senador Vergueiro, a Fazenda Ibicaba recebeu grandes personalidades, entre elas Dom Pedro II, a Princesa Isabel e o Conde D'eu. Foi usada durante a Guerra do Paraguai como estação militar. A extinção do tráfego negreiro em 1850 levou muitos fazendeiros a implantar o mesmo "sistema de parceria" criado pelo Senador Vergueiro. Os imigrantes, além de exercerem grande influência cultural, contribuíram com novas técnicas de produção: utilização de arado na plantação de café, eixo móvel para carroças e demais utensílios agrícolas. A oficina de Ibicaba fornecia máquinas e instrumentos para a região posto que muitos imigrantes não tinham vocação agrícola, mas eram excelentes artesãos. Um dos primeiros motores a vapor de São Paulo foi importado pela Ibicaba e hoje encontra-se em um museu em Limeira.
   Uma visita ao Ibicaba proporciona uma autêntica viagem no tempo, onde você encontrará um importante conjunto histórico- arquitetônico, formado pela sede centenária. Hoje a propriedade pertence à Família Carvalhaes. O turista fica deslumbrado com a capela, dotada de altar em madeira, senzala, torre do relógio, terreiros, tulhas e aquedutos construídos por escravos e imigrantes.

Informações

Endereço: Rod. Limeira – Sorocaba, Km 117 - Limeira/SP
Telefone: (19) 3451-1221
Link Internet: http://www.fazendaibicaba.com.br/principal.html



Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq - Piracicaba

Foi inaugurada em 1901, possui 56 hectares com maciços arborizados, lagos, jardins, pavilhões, centros de estudos e pesquisas.
O campus da ESALQ é tombado como Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo e inclui o Parque ‘Philipe Westin C. de Vasconcellos’, fronteiro ao Edifício Central, projetado pelo belga Arsênio Puttmans em 1907, no estilo americano de Parque Universitário.

Informações

Endereço: Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3429-4100 / 3429-4392
Página na Internet: www.esalq.usp.br
Horário de funcionamento: Diariamente das 9h00 às 17h30.
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.




Caminhos Rurais

O desenvolvimento científico e tecnológico da região e a alta concentração populacional não impediram que o rural permanecesse.
Conhecer um pouco do saber-fazer rural, e aprender com o enorme conhecimento empírico concentrado neste meio, são as propostas do turismo rural no CT², que oferece inúmeras e variadas opções da vivência do rural e da experimentação do dia-a-dia no campo.

Atrativo
Município
Fazenda Santa Maria
Campinas
Fazenda Tozan
Campinas
Bairro da Pedra Branca
Campinas
Fazenda da Barra
Jaguariúna
Rancho Jep
Jaguariúna
Rancho Oásis
Jaguariúna
Hípica Rural Municipal
Limeira
Fazenda Quilombo
Limeira
Fazenda Santa Gertrudes
Limeira
Fazenda Citra
Limeira
Fazenda Ibicaba
Limeira
Fazenda Itapema
Limeira
Distrito de Santana
Piracicaba
Santo Antônio do Sapezeiro
Santa Bárbara D’Oeste
Fazenda Vaughan
Sumaré
Assentamentos de Sumaré
Sumaré

Fazenda Santa Maria – Campinas

A Fazenda Santa Maria foi fundada para a cultura do café, pelo comendador Antônio Manuel Teixeira, na primeira metade do século dezenove (1830), na região montanhosa de Campinas, alto da Serra de Cabras. Antonio Manoel era conhecido por construir grandes casas-sede em suas propriedades e, todas tinham em comum a influência mineira na arquitetura de suas construções, ou seja, casa de meia encosta.

Informações

Endereço: Estrada Lydia Abdalla, km 8,5 – Joaquim Egídio - Campinas/SP
Telefone: (19) 3298-6423
Horário de funcionamento: Sábados, Domingos e Feriados das 11h00 às 17h00.

Fazenda Tozan  – Campinas

A Fazenda Tozan é uma preservada propriedade histórica, onde é possível se fazer um tour que dura duas horas, que começa com degustação de frutas produzidas na fazenda. Em seguida, o guia conduz ao Museu do Café, onde estão máquinas de época, registros da história da fazenda, da chegada dos imigrantes italianos e dos escravos. Dali, o passeio continua em direção ao cafezal, ao mirante e à senzala, terminando com um cafezinho.

Informações

Endereço: Rod. Adhemar de Barros p/ Mogi-Mirim, km 121, 20 km – Campinas/SP
Telefone: (19) 3257-1236

Clique aqui para visualizar o mapa.



Bairro da Pedra Branca – Campinas

No bairro da Pedra Branca, a principal atividade econômica é a produção de frutas. No passado esta área fez parte da fazenda Pedra Branca, produtora de café, e posteriormente de algodão.
Hoje a região abriga comunidades de descendentes de italianos, presentes desde o final do século 19, e japoneses, que chegaram ao lugar na década de 50. Desta mistura surgiu uma produção frutífera de excelência.
O cultivo e comercialização de laranja, kincan, acerola, carambola, banana e pêssego são de reconhecida qualidade, mas não são apenas os produtos in natura que merecem destaque. Com a expansão do turismo rural, as mulheres perceberam a necessidade de agregar valor aos produtos e passaram a oferecer aos turistas mais uma opção de consumo: geléias, compotas, doces e sucos naturais. Em toda esta variedade de frutas merecem destaque o figo e a goiaba, dois produtos que tem como destino o mercado externo, especialmente a Europa e Estados Unidos.

Informações

Endereço: Bairro da Pedra Branca – Campinas/SP


Fazenda da Barra – Jaguariúna

A Fazenda da Barra, remanescente da época de ouro do ciclo cafeeiro paulista, ainda mantém dois galpões para armazenagem de grãos, capela, terreiro de café e a roda de água usada para geração de energia.
Em antigas terras da fazenda surgiu o atual bairro Guedes, a 3,5 km do centro da cidade.

Informações

Endereço: Bairro de Guedes - Jaguariúna/SP

Rancho Jep – Jaguariúna

O Rancho Jep foi construído em meio a vegetação intensa e tem como idéia proporcionar lazer, diversão e aventura para crianças, jovens e adultos.
Possui Espaço Bar, localizado em local privilegiado onde se pode ter uma visão geral de toda arena de provas e treinamento com as modalidades de cavalos.

Informações

Endereço: Rod. SP 95, Km 68,3 - Jaguariúna/SP
Telefone: (19) 3262-0658 / 7805-4216

Clique aqui para visualizar o mapa.


Rancho Oásis – Jaguariúna

É um lindo sítio com 48 mil m² de área verde, cadastrado e certificado pelo CRMV e CDA (para a realização de leilões, provas e feiras agropecuárias).
São 2 salões de festas, sendo o principal, totalmente equipado com sistema de som e luz, com capacidade para receber 500 pessoas. O outro salão, destinado a eventos de menor porte, atende com conforto, 80 pessoas.
Além disso, o Rancho Oásis oferece parque, campo de futebol, pista para cavalgada, pistas oficiais de Rédeas e Três Tambores para treino, aulas e provas, pomar, horta, piscina, lago de pesca e exemplares da fauna para visitação.
Em meio a muito verde e ar puro, o visitante pode usufruir de passeios a cavalo, charrete ou trenzinho.
Oferece instalações e estrutura físicas adequadas para atividades de recreação e lazer ou simplesmente para passar algumas horas descansando e curtindo o clima saudável do campo, longe do estresse e preocupações do dia-a-dia.

Informações

Endereço: Bairro Tanquinho Velho – Jaguariúna/SP
Telefone: (19) 3388-1878 / 7813-3243


Hípica Rural Municipal – Limeira

Inaugurado em 1984, sedia campeonatos Regionais e Interestaduais de hipismo rural, clássico e CCE (Concurso Completo de Equitação).

Informações

Endereço: Via Antonio Cruañes Filho, s/nº - Jd. Santa Josefa - Limeira/SP
Telefone: (19) 3441-5468 / 3441-3718
Horário de funcionamento: De Segunda à Sexta das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 18h00.
Sábado, Domingo e Feriados das 8h00 às 16h00.

Clique aqui para visualizar o mapa.


Fazenda Quilombo – Limeira

A Fazenda Quilombo é membro da Associação das Fazendas Históricas Paulistas e preserva sua história através de imagens, textos e de suas centenárias construções. Todo este acervo está disponível ao publico, uma vez que a fazenda está aberta a visitação, bem como realiza e disponibiliza suas instalações para eventos.
A Fazenda está preparada para propiciar aos visitantes caminhadas e passeios a cavalo pelas encostas do Morro Azul, em meio à lavoura de café e mata nativa. Locais estes, privilegiados e com uma bela visão de Limeira e arredores.
Na época de colheita do café (período de maio a setembro), toda a infra-estrutura para secagem e preparo do café, datada do século XIX, pode ser observada em pleno funcionamento.

Informações

Endereço: Estrada Limeira/SP 151, km 04 - Limeira/SP
Telefone: (19) 3451.4005
Horário de funcionamento: Somente visitas pré-agendadas.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Fazenda Santa Gertrudes – Limeira

A Fazenda Santa Gertrudes, com sua arquitetura francesa e já centenária, recebe visitas levando-as aos tempos áureos do café desde a colheita até ao embarque na estação de trem, passando por todos os processos intermediários.
O percurso com duração de duas horas permitirá ao visitante uma idéia real do trabalho e da técnica numa época em que todo o transporte era efetuado em lombo de burro, de carroção ou em carros de bois, e a energia elétrica provinha do vapor e de rodas de água, a mão-de-obra era toda importada da Europa além de todos os produtos acabados como o ferro, o cimento e as telhas.

Informações

Endereço: Rod. Washington Luis, Km 165 - Sta. Gertrudes - Limeira/SP
Telefone: (19) 3545.1317
Horário de funcionamento: Somente com visitas agendadas.
Entrada: Visita com lanche R$ 27,00 por pessoa e Visita com almoço R$ 55,00 por pessoa.


Fazenda Citra – Limeira

Fundada em 1924, a Fazenda Citra é conhecida internacionalmente pela produção e comercialização de milhares de espécies, entre plantas frutíferas e ornamentais. Inicialmente produziu laranja e seus fundadores foram co-participantes das primeiras exportações para a Europa. Após este período, a fazenda vem se dedicando à produção de plantas frutíferas e ornamentais. Para lá foram trazidas e aclimatadas várias árvores e arbustos, muitos deles, raros e exóticos, constituindo-se num verdadeiro jardim botânico. Possui ainda uma grande produção de Noz Macadamia, Noz Pecam e frutas cristalizadas, as quais são comercializadas diretamente com o consumidor. É responsável pela introdução e propagação de inúmeras espécies de plantas no país e a sua comercialização é a principal atividade da Fazenda. Através de uma caminhada pelas dependências dos viveiros os visitantes conhecerão plantas exóticas e raras. Receberão demonstrações de enxertia, método de formação de mudas, beneficiamento de nozes e visitarão o museu, onde conhecerão a história e a evolução da produção agrícola da fazenda.

Informações

Endereço: Rodovia Limeira-Piracicaba -  Limeira/SP
Telefone: (19) 3451.1221
Horário de funcionamento: Somente visitas pré agendadas. A fazenda está aberta de Segunda à sexta das 8h00 às 17h00 para comercialização de mudas no varejo.

Clique aqui para visualizar o mapa.


Fazenda Ibicaba – Limeira

Fundada em 1817 pelo Senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, a Fazenda Ibicaba foi sede da primeira e uma das mais importantes colônias do Brasil. Foi a pioneira na substituição de mão-de-obra escrava pela de imigrantes europeus, principalmente Suíços e Alemães, trinta anos depois de sua fundação. O Senador Vergueiro foi o responsável pela vinda dos primeiros imigrantes da Europa, muito antes da abolição da escravatura. Sua empresa "Vergueiro e Companhia" recrutava os imigrantes, financiava a viagem e o imigrante tinha que quitar sua dívida trabalhando por, pelo menos, quatro anos. A cada família cabia um número determinado de pés de café que pudesse cultivar, colher e beneficiar, além de roças para o plantio de mantimentos. Cerca de mil pessoas entre portugueses, suíços e alemães viviam em Ibicaba, que era quase independente, havendo até circulação interna de moeda própria. Durante uma década, o modelo de colonização obteve sucesso e serviu de exemplo para todo país.
Devido a sua importância para a economia de São Paulo e ao reconhecimento da influência política do Senador Vergueiro, a Fazenda Ibicaba recebeu grandes personalidades, entre elas Dom Pedro II, a Princesa Isabel e o Conde D'eu. Foi usada durante a Guerra do Paraguai como estação militar. A extinção do tráfego negreiro em 1850 levou muitos fazendeiros a implantar o mesmo "sistema de parceria" criado pelo Senador Vergueiro. Os imigrantes, além de exercerem grande influência cultural, contribuíram com novas técnicas de produção: utilização de arado na plantação de café, eixo móvel para carroças e demais utensílios agrícolas. A oficina de Ibicaba fornecia máquinas e instrumentos para a região posto que muitos imigrantes não tinham vocação agrícola, mas eram excelentes artesãos. Um dos primeiros motores a vapor de São Paulo foi importado pela Ibicaba e hoje encontra-se em um museu em Limeira.
   Uma visita ao Ibicaba proporciona uma autêntica viagem no tempo, onde você encontrará um importante conjunto histórico- arquitetônico, formado pela sede centenária. Hoje a propriedade pertence à Família Carvalhaes. O turista fica deslumbrado com a capela, dotada de altar em madeira, senzala, torre do relógio, terreiros, tulhas e aquedutos construídos por escravos e imigrantes.

Informações

Endereço: Rod. Limeira – Sorocaba, Km 117 - Limeira/SP
Telefone: (19) 3451-1221



Fazenda Itapema – Limeira

A Fazenda Itapema foi fundada em 1860, pelo Coronel Sebastião de Barros Silva, que em uma iniciativa idealista e contando com mão-de-obra escrava, desbravou uma parte da nativa Mata Atlântica, introduzindo aí a cultura do café. Para tanto, foram construídas a sede, os galpões, a senzala e os terreiros que são, em grande parte, conservados até os dias de hoje.
A Fazenda Itapema é considerada um patrimônio histórico do país, e está aberta a visitação. Durante o passeio é possível visitar o galpão de café, a senzala e o complexo de máquinas para carpintaria e marcenaria, tudo em perfeito funcionamento.
Também é possível conhecer o locomóvel, emplementos agrícolas, tratores, o Lago Brasil e ainda desfrutar de sua maravilhosa paisagem natural.
Além de todo esse patrimônio histórico, a Fazenda tem ainda outra função, que é a produção da cachaça, com nome de Cachaça Itapema.  

Informações

Endereço: Rod. Anhanguera, Km 150 - Limeira/SP
Telefone: (19) 3441-2067

Clique aqui para visualizar o mapa.



Distrito de Santana – Piracicaba

Santana é um bairro vizinho de Santa Olímpia e sua colonização se deu por italianos vindos da região de Meano, Cortezano e Trento, que até o ano de 1919, pertenceram ao Império Austro-Húngaro, sendo hoje território italiano.
Endereço: Distrito de Santana - Piracicaba/SP


Produção de Vinho


Santo Antônio do Sapezeiro – Santa Bárbara D’Oeste

O Santo Antônio do Sapezeiro é um tradicional bairro rural de Santa Bárbara D’Oeste e seu nome está ligado à grande quantidade de sapé existente no passado na área. É também um local de marcante presença culinária, produzindo lingüiça que vem atraindo ao longo dos anos pessoas de várias cidades da região e, até mesmo, de outros pontos do Estado.
O bairro teve sua formação no início do século XX, quando Francisco Antônio Godoy e família mudaram-se para um sítio existente naquela área. Em 1904, com o falecimento de sua esposa, Francisco teria atendido a uma promessa feita por ela e construído a capela em louvor a Santo Antônio de Pádua, de quem era devota. Construída de barrote e coberta com sapé, a capela deu origem à denominação do bairro, à qual foi acrescentada a palavra “Sapezeiro”.
Com a construção da capela, iniciou-se um processo de aglutinação da população, anteriormente dispersa em vários sítios, formando a vila. O bairro cresceu e o núcleo central abriga atualmente algumas centenas de pessoas, além de receber dezenas de turistas nos finais de semana para saborear a lingüiça nos restaurantes ali existentes.
Uma das atrações do bairro, além da culinária caipira, onde a lingüiça é o maior destaque, é o local conhecido como 'cachoeira', distante quatro quilômetros da capela. O bairro é também um patrimônio histórico, abrigando diversas construções antigas e preservadas ao longo dos anos. Na capela, anualmente, é realizada a Festa do Padroeiro, que também atrai muitos visitantes para o Santo Antônio do Sapezeiro.

Informações

Endereço: Acesso pela Rod. Emílio Romi  – Capivarí – Santa Bárbara D’Oeste/SP


Fazenda Vaughan  – Sumaré

A Fazenda Vaughan é um local de repouso, retiro espiritual, Turismo Rural e Pedagógico. A idade da fazenda é de aproximadamente 100 anos. Possui acomodações para 100 pessoas. Local onde viveram os imigrantes norte-americanos, que vieram para o Brasil após a Guerra da Secessão. Em suas dependências possui refeitório e alojamento para aproximadamente 100 pessoas; capela; tulha e paiol; escolinha antiga; ruínas de gerador de energia; pesqueiro; cocheira antiga de 100 anos; ordenha mecânica, estacionamento, piscina, campo de futebol quadra de vôlei de areia.
Possuem o Projeto Criança Feliz, onde mostram a vida rural na fazenda, falam da história da fazenda e apresentam histórias através de teatro e numa cadeira de balanço – como alguns avós faziam; fatos sobre a natureza – entre uma brincadeira e outra as pessoas aprendem mais sobre os reinos animal e vegetal. Passeios de trator para um conhecimento sobre o que é produção agrícola, em lugares como o pomar, onde aprendem sobre ciclo da árvore, na sede da fazenda, onde conhecem a história da imigração norte-americana, e no lugar dos animais, onde aprendem sobre ciclo da vida, ciclo da água e mata ciliar.

Informações

Endereço: Distrito de Santana - Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3873-1324
Horário de funcionamento: Somente Visitas agendadas


Assentamentos Sumaré – Sumaré

Os assentamentos de Sumaré começaram sua história de luta a 23 anos no município, em busca de terra para morar e trabalhar. Agora desenvolvem trabalhos pedagógicos, Turismo Rural e recebem estrangeiros também. Os assentamentos produzem diversas frutas e vegetais e atualmente estão exportando parte da produção.
Possuem área de moradia e área de plantio onde são executados os trabalhos rurais. O assentamento I possui um local para reuniões que também é usado para restaurante e sua cozinha fica ao lado, onde preparam seus produtos deliciosos, derivados da mandioca como: brigadeiro de mandioca, manjar, suco de mandioca, vaca atolada, bolos, salgados (bolinha de queijo, risoles, coxinha, esfirra, todos com massa de mandioca), doces diversos, e tudo isso com o saboroso tempero das mãos das mulheres cozinheiras do assentamento.

Informações

Endereço: Assentamento I – Estrada Taquara Branca, Km 1,5 – Horto Florestal – Sumaré/SP
Assentamento II – Estrada Municipal Teodor Condiev, Km 2,5 – Horto Floresta – Sumaré/SP
Telefone: (19) 3873-0286 / 8173-7980 (Fátima) ou 3873-0951 / 9643-6023 (César)
Horário de funcionamento: Somente Visitas agendadas








Web Statistics