Roteiro da Ciência, Tecnologia e Inovação




A ciência, a tecnologia e a inovação são características históricas da região do CT². Desde meados do século XIX, com a instalação do IAC – Instituto Agronômico de Campinas, a região se destacou como centro de produção de conhecimento. Agricultura, alimentos, comunicações, zootecnia, biologia, além de centros de botânica, e de altíssima tecnologia, centros de memória têm produzido verdadeiras revoluções no conhecimento brasileiro.
Novos olhares sobre a ciência e a tecnologia expõem hoje estes espaços como espaços de aprimoramento das marcas do saber, conhecimento este que pode ser conhecido e multiplicado.

Atrativo
Município
Observatório Municipal de Americana-Oma
Americana
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura
Cepagri – Meteorologia Unicamp
Campinas
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI)
Campinas
Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”
Campinas
Academia Campinense de Letras
Campinas
Museu Dinâmico de Ciências
Campinas
Trem Turístico Maria Fumaça
Jaguariúna
Centro de Ciência Prof. Osvaldo Roberto Leite
Limeira
Instituto de Zootecnia
Nova Odessa
Instituto Plantarum
Nova Odessa
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq / CENA
Piracicaba
Fundação Romi
Santa Bárbara D’oeste
Assentamentos de Sumaré
Sumaré



Observatório Municipal de Americana – OMA – Americana.
Inaugurado em agosto de 1985, é o segundo observatório municipal implantado no Brasil. Possui uma cúpula de 4,50m de diâmetro e um terraço para observação a céu aberto. Seu telescópio é o 2º maior do estado. É dotado de biblioteca, sala de aula, laboratório fotográfico e do Museu do Tempo. Oferece cursos, projeções, palestras e exposições relacionados à astronomia e a ciência espacial.
O principal objetivo do Observatório, é permitir a todas as pessoas,  o acesso a observação dos corpos celestes e dos fenômenos astronômicos através de instrumentos propícios a esse tipo de atividade, colocando a população a par dos progressos e da moderna tecnologia que se desenvolve nas áreas da Astronomia e da Ciência Espacial.
O OMA também fornece aos professores da área de ciências, a didática correta com a utilização de modelos práticos para que os alunos possam entender vários fenômenos astronômicos e geodésicos. Visa também contribuir para a melhoria do nível cultural, do ensino e do lazer da população, transformando-se em ponto turístico e cultural.

Informações
Endereço: Rua Itacolomi, 113 - Bairro Ipiranga – Americana/SP
Telefone: (19) 34562-0207
E-mailoma@vivax.com.br;
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 15h30 as 22h00 (só para visitas). Sexta das 19h00 as 22h00 (com agendamento). Feriados e com tempo encoberto não abre para visitação.
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.




Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura Cepagri – Meteorologia Unicamp – Campinas
O CEPAGRI (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) foi criado em novembro de 1983 e, desde setembro de 2001, está instalado no prédio da Embrapa Informática Agropecuária, no Campus da UNICAMP.
As principais áreas de pesquisa do CEPAGRI são a agrometeorologia, a agroclimatologia, as geotecnologias (com ênfase no sensoriamento remoto aplicado à agricultura) e a ecofisiologia.
Na área operacional, o CEPAGRI atende as necessidades da população no que se refere ao Turismo, Defesa Civil e Transportes, fornecendo diariamente, dados e informações às instituições oficiais e à imprensa.
A página do CEPAGRI na Internet é uma das primeiras do gênero no país, funcionando ininterruptamente desde maio de 1995, contendo informações, imagens e dados relacionados com a meteorologia e climatologia.
A Embrapa Informática Agropecuária e o CEPAGRI mantêm na Internet, desde 2003, o sistema Agritempo (www.agritempo.gov.br), que fornece os dados e mapas meteorológicos e climáticos destinados à agricultura, com atualização diária, para todo o Brasil.
Além das atividades de pesquisa e extensão, os pesquisadores do CEPAGRI participam no ensino de graduação e pós-graduação através de cursos, palestras e orientações de estágios, dissertações e teses.
Juntamente com a Embrapa Informática Agropecuária, o Cepagri é co-responsável pelo Zoneamento de Riscos Agrícolas no Brasil, um programa transformado em política pública do Governo Federal que indica aos municípios o que plantar, onde plantar e quando plantar.
Em parceria com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp - IPMet e com o CPTEC/INPE, o Cepagri está instalando no Campus da Unicamp um Radar Meteorológico para monitoramento de chuvas no Leste do Estado e Sul de Minas.
Informações
Endereço: Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Campinas/SP
Telefone: (19)3521-2460 / 3521-2463 /3211-5803
Página na Internet: www.cpa.unicamp.br

Clique aqui para visualizar o mapa.



Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI – Campinas

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer é uma unidade do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que atua na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação. A intensa interação com os setores acadêmico, através de diversas parcerias em pesquisa, e industrial, em vários projetos de cooperação com empresas, mantém o CTI  no estado da arte em seus principais focos de atuação, como a área de componentes eletrônicos, microeletrônica, sistemas, software e aplicações de TI, como robótica, softwares de suporte à decisão e tecnologias 3D para indústria e medicina.
Inaugurado em 1982, em Campinas, contando com cerca de 280 pesquisadores atuando em 10 laboratórios, o CTI dispõe de uma infra estrutura altamente especializada, concebida e constantemente modernizada para sustentar atividades voltadas para geração de inovação em bens e serviços de TI.

Informações
Endereço: Rod. Dom Pedro I (SP - 65) Km 143,6 Bairro Amarais - Campinas/SP
Telefone: (19) 3746-6000
Página na Internet: www.cti.gov.br
Horário de funcionamento: Somente Visitas Agendadas
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.





Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini” - Campinas
O primeiro Observatório Municipal do País foi inaugurado em 15 de janeiro de 1977 e era então denominado de Estação Astronômica de Campinas. Desde o seu início, o Observatório desenvolve um trabalho permanente com o público em geral, e em particular com estudantes, levando o conhecimento astronômico ao maior número possível de pessoas. Suas ações abrangem atividades educativas, de divulgação e pesquisa astronômica.
Em 1992, o Observatório passou a denominar-se Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini - OMCJN, em homenagem à memória do astrônomo Jean Nicolini, por seu renomado trabalho como observador, entusiasta e divulgador da ciência astronômica, tendo sido o fundador do Observatório do Capricórnio-OC na cidade de São Paulo em 1948.
“Partindo da concepção de que a "Astronomia é o mais digno monumento à inteligência humana", e que Campinas não poderia ficar à margem do esforço universal que ora se verifica neste setor, a atual Administração encontrou no Pico das Cabras, hoje Monte Urânia, a possibilidade da criação daquilo que é o primeiro observatório municipal do País..."
(texto extraído do convite oficial de inauguração).
Informações
Endereço: Monte Urânia, Serra das Cabras - Distrito de Joaquim Egídio – Campinas/SP
Telefone: (19) 3298-6566
Horário de funcionamento: Aberto todos aos domingos das 17h às 21h.
No horário de Verão as atividades são encerradas meia hora mais tarde.
A idade mínima para observar ao telescópio é a partir de 5 anos.
O Observatório não dispõe de monitoria para acompanhar as crianças.
Entrada: Para a visita é cobrada uma taxa de R$ 3,00 por pessoa, sendo isentos crianças até 6 anos e adultos a partir de 60 anos.

Clique aqui para visualizar o mapa




Academia Campinense de Letras – Campinas
A Academia Campinense de Letras foi criada em 1956 e o edifício de sua sede é marcado pela arquitetura grega, do estilo dórico.
Em 17 de maio de 1956, por iniciativa do então secretário municipal de educação e cultura, Professor Francisco Ribeiro Sampaio, vários intelectuais se reuniram nas dependências do Teatro Municipal para decidir sobre a fundação da Academia Campinense de Letras. A sessão de posse e instalação ocorreu a 22 de novembro do mesmo ano, tendo sido eleito como primeiro presidente o próprio Prof. Sampaio.
A Academia possui uma renomada biblioteca, que à época da publicação da resenha histórica, em 1981, contava com cerca de 4 mil volumes, em livros, opúsculos, revistas e periódicos. Formada exclusivamente por doações recebidas de seus associados, de doações feitas por inúmeros senhores e senhoras da sociedade campineira e de permuta com outras entidades culturais do país, a Biblioteca da Academia está registrada no Instituto Nacional do Livro e na Associação Paulista de Bibliotecas.
Informações
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 525 – Centro – Campinas/SP
Telefone: (19) 3231-2854
Horário de funcionamento: De Segunda à Sexta das 8h00 às 16h00.
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.




Museu Dinâmico de Ciências (MDCC) – Campinas

O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas é composto por duas unidades – o Planetário de Campinas e o Espaço Ciência-Escola e caracteriza-se como um espaço de educação não-formal. Por meio das atividades desenvolvidas pelo Museu, a população em geral e grupos escolares participam de experiências científicas muito variadas que promovem um questionamento acerca das produções da ciência e suas diferentes abordagens. Buscando uma interação com o público, os profissionais do MDCC propõem atividades que despertam o interesse, a respeito dos processos científicos, presentes no cotidiano e especialmente na natureza, aspecto muito presente pelo fato do Museu estar localizado no Parque Portugal, também conhecido como Lagoa do Taquaral.
Informações
Endereço: Av. Heitor Penteado, s/nº - Entrada pelo Portão 7 – Campinas/SP
Telefone: (19) 3241-0002 / 3252-2598 / 3294-5596
Página na Internet: www.abcmc.org.br/mdcc/
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 9h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h30. Sessões públicas aos domingos: 15h30 e 17h00.
Entrada: R$ 4,00.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Trem Turístico Maria Fumaça – Jaguariúna
O Trem Maria Fumaça está bem conservado e já foi inúmeras vezes utilizado como cenário de novelas. O passeio de Maria Fumaça começa na estação Anhumas (em Campinas) e vai em direção a cidade de Jaguariúna. Durante o trajeto o turista aprecia belas paisagens e fazendas da época do café. Em cada vagão um guia conta a história desta antiga ferrovia, por onde escoava a produção de café do fim do século XIX e que foi recentemente restaurada. O passeio turístico de Maria Fumaça percorre 24,5 km e passa pelas estações de Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado e Carlos Gomes, todas construídas em meados de 1920. Depois o passeio segue pra cidade de Jaguariúna onde há um museu da Antiga Estação da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro.
Informações
Endereço: Av. Marginal, 600 - Jaguariúna/SP
Telefone: (19)3867-4221
Horário de funcionamento: De 3ª a Domingo, das 8h00 às 18h00.
Entrada: R$ 50 passeio completo para os adultos e meia entrada para crianças de 5 até 12 anos, estudantes com carteirinha também pagam meia entrada.

Clique aqui para visualizar o mapa.




Centro de Ciência Prof. Osvaldo Roberto Leite - Limeira
O Centro de Ciências "Professor Osvaldo Roberto Leite" abriga o Espaço Jovem que oferece aos jovens de Limeira curso de informática básico, aulas de ginástica laboral, serviço de lan house e sala de jogos. Além de abrigar o Espaço Jovem, o departamento da Juventude da Secretaria de Turismo e Eventos também funciona no local.
Informações
Endereço: Via Luiz Varga, nº 1440, Jardim Presidente Dutra - Limeira/SP
Telefone: (19) 3444-7946 /  3444-7893.
Horário de funcionamento: De segunda à sexta das 8h00 às 17h00
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Instituto de Zootecnia – Nova Odessa
Referência nacional e internacional por suas pesquisas científicas nas áreas de produção animal e pastagens, tem como missão: "Desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal". Em 1909, o Instituto já realizava as primeiras seleções de Gado Caracu, na Fazenda de Seleção do Gado Nacional, em Nova Odessa.
Em 1970 foi transformado em Instituto de Zootecnia, adaptando-o às necessidades exigidas pela grande expansão que vinha alcançando a produção animal nas últimas décadas. De 1970 a 1975, a sede permaneceu no Parque da Água Branca, em São Paulo, transferindo-se então para o município de Nova Odessa.
Com um rebanho de aproximadamente 3.900 animais, o IZ oferece tecnologia de suporte na área de pecuária de corte e leite, promove o desenvolvimento científico e tecnológico, para uma maior produtividade e qualidade dessas cadeias produtivas e seus derivados.
O IZ realiza pesquisas em melhoramento genético de forrageiras; forragicultura e pastagens; produção animal a pasto; reprodução; etologia e ambiência; produção e qualidade de carne e leite; atividades silvipastoris; produção de sistemas inteligentes para pesquisa e gerenciamento de dados.
Todos os projetos de pesquisas do IZ atendem aos Programas do Governo, visando o desenvolvimento do agronegócio paulista e brasileiro.
Assim, o Instituto de Zootecnia nos seus mais de 100 anos de existência vem cumprindo sua função e estabelecendo um compromisso mais forte com seus usuários, solucionando os problemas do dia a dia do produtor rural.
Informações
Endereço: Rua Heitor Penteado, 56 - Nova Odessa/SP
Telefone: (19) 3466-9400
Página na Internet: www.iz.sp.gov.br
Horário de funcionamento: Somente visita agendada.
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Instituto Plantarum – Nova Odessa
O Instituto Plantarum foi fundado em 1981 pelo engenheiro agrônomo e ecologista brasileiro Harri Lorenzi. Além de diversas publicações sobre a flora brasileira, o instituto possui também uma editora, biblioteca, laboratório, um jardim botânico com mais de 4 mil espécies e um herbário com 20 mil exsicatas.
É uma Instituição privada dedicada integralmente ao estudo da flora e a sua eventual publicação numa forma simples e compreensível.
O Instituto tem o objetivo de popularizar o conhecimento de várias espécies de plantas visando a sua preservação, e através do estudo da flora e de vários procedimentos,  destacando a realização de expedições botânicas a todo o território brasileiro, onde são visitados os mais diferentes ecosistemas existentes.
Informações
Endereço: Av. Brasil, 2000 - Nova Odessa/SP
Telefone: (19) 3466-5587
Página na Internet: www.plantarum.com.br
Horário de funcionamento: Visitas somente agendadas
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.




Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq – Piracicaba
A ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, é a mais antiga, tradicional e reconhecida faculdade de Agronomia do país. Idealizada por Luiz Vicente de Souza Queiroz, que doou sua fazenda São João da Montanha em 1895 para que a escola fosse construída, foi concretizada em 1901 e projetada em 1907 pelo belga Arsênio Puttmans. O parque, de 56 hectares, é considerado o mais belo campus universitário do país e é também utilizado para o lazer.
Foi uma das escolas fundadoras da Universidade de São Paulo, junto com a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Escola Politécnica, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Medicina Veterinária, Faculdade de Medicina e Instituto de Educação.
Informações
Endereço: Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3429-4100 / 3429-4392
Página na Internet: www.esalq.usp.br
Horário de funcionamento: Diariamente das 9h00 às 17h30.
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Fundação Romi – Santa Bárbara D’Oeste
Criada em 1957, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento da educação e da cultura como elemento transformador da sociedade.
Tendo como mantenedora as Indústrias Romi S.A., a Fundação planeja e opera seus próprios projetos em uma perspectiva de médio e longo prazo, mas com foco nos resultados e na preocupação de influenciar as políticas públicas, desenvolvendo tecnologia social aplicável a outras instituições.
Hoje, tem como população alvo a infância e a adolescência de Santa Bárbara D´Oeste, sem distinção de classe. Da mesma forma, o acervo do seu arquivo histórico é disponibilizado para todos, criando um elo afetivo da comunidade barbarense com o seu passado.
Sua estratégia de atuação está estruturada de forma a atender as necessidades de cada etapa da vida, para um desenvolvimento pleno do indivíduo. Seus projetos atendem desde a primeira infância, incluindo o período intra-uterino, até a formação profissional.
De 1958 a 1992, cursos profissionalizantes de 2º grau de diversas modalidades formaram um total de 17.568 alunos. A partir de 1993, a Fundação passou a desenvolver novos projetos na área de assistência à Educação. Atualmente entre suas ações permanentes estão: o CTPA - Centro SENAI Fundação Romi - Formação de Formadores; NEI - Núcleo de Educação Integrada, onde se aplica o Programa de Educação Integrada; Projeto Abelhas Ocupadas; Encontro de Educadores; Projeto LEP e Programa Bolsa Auxílio.
No campo da Cultura, destaca-se o Arquivo Histórico, o mais antigo e organizado espaço de preservação da história de Santa Bárbara D’Oeste. Além de preservar a memória da própria Fundação e das Indústrias Romi, resgata todo o passado histórico da região, revelando mudanças sociais, políticas e econômicas. São mais de 25 mil imagens, uma hemeroteca com todos os jornais desde 1900 até os dias atuais, peças audiovisuais, documentos textuais e diversas peças museológicas disponíveis, gratuitamente, à comunidade.
Informações
Endereço: Av. Monte Castelo, 1095 - Jd. Primavera – Santa Bárbara D’Oeste/SP
Telefone: (19) 3499-1555
Página na Internet: www.fundacaoromi.org.br
Horário de funcionamento: De segunda à sexta 14h00 às 17h00
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.





Assentamentos de Sumaré - Sumaré
Os assentamentos de Sumaré começaram sua história de luta a 23 anos, em busca de terra para morar e trabalhar. Agora desenvolvem trabalhos pedagógicos, Turismo Rural e recebem vários visitantes estrangeiros. Os assentamentos produzem diversas frutas e vegetais e atualmente estão até exportando.
Possuem área de moradia e área de plantio, onde são executados os trabalhos rurais. O assentamento I possui um local para reuniões, que também é usado como restaurante, e a cozinha está localizada ao lado, onde são preparados deliciosos alimentos derivados da mandioca, entre eles: brigadeiro de mandioca, manjar, suco de mandioca, vaca atolada, bolos, salgados (bolinha de queijo, rizoles, coxinha, esfirra, todos com massa de mandioca), doces diversos, e tudo isso com o saboroso tempero das mãos das mulheres cozinheiras do assentamento.

Endereço: Estrada Taquara Branca, km 1,5 - Horto Florestal – Sumaré
Telefone: (19) 3873-0286 / 8173-7980
Horário de funcionamento: Somente visita agendada.
Entrada: Franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics