Roteiro dos Institutos e Roteiro dos Parques

Roteiro dos Institutos

O passado da agricultura cafeeira foi um dos responsáveis pela instalação do primeiro Instituto de Pesquisas do Brasil na região do CT². Em 1887, os cafezais apresentavam problemas e era preciso que se buscassem soluções para isso. Foi então que o Imperador D. Pedro II criou, naquele ano, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) para enfrentar os desafios do campo e fazer a agricultura prosperar. Este foi o passo inicial para as pesquisas prosperarem na região.
Hoje em dia, existem mais de 11 Institutos de Pesquisa na região do CT². No setor agropecuário, reúnem-se a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o IAC (Instituto Agronômico), o IB (Instituto Biológico) e o IZ (Instituto de Zootecnia). Na área de alimentos atua o ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e na produção de alta tecnologia estão o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), o CenPRA (Centro de Pesquisa Renato Archer) e o LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron).  A Unicamp e a PUC também merecem destaque pelas pesquisas realizadas e pelas inovações que promovem nos mais diferentes setores acadêmicos e de ciência e tecnologia.
A maioria destes institutos e centros de pesquisas, recebem visitantes com agendamento.

Atrativo
Município
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura -
Cepagri – Meteorologia Unicamp
Campinas
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI
Campinas
Instituto Agronômico de Campinas - IAC
Campinas
Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL
Campinas
Centro Experimental Central do Instituto Biológico - CEIB
Campinas
Instituto de Zootecnia – IZ
Nova Odessa
Instituto Plantarum
Nova Odessa
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq
Piracicaba
Fundação Romi
Santa Bárbara D’Oeste

 

 

Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura - Cepagri – Meteorologia Unicamp – Campinas

O CEPAGRI foi criado em novembro de 1983 e, desde setembro de 2001, está instalado no prédio da Embrapa Informática Agropecuária, localizado no Campus da UNICAMP.
As principais áreas de pesquisa do CEPAGRI são a agrometeorologia, a agroclimatologia, as geotecnologias e a ecofisiologia.
Na área operacional, o CEPAGRI atende as necessidades da população no que se refere ao Turismo, Defesa Civil e Transportes, fornecendo dados e informações, diariamente, às instituições oficiais e à imprensa.
A página do CEPAGRI na Internet é uma das primeiras do gênero no país, funcionando ininterruptamente desde maio de 1995, contendo informações, imagens e dados relacionados com a meteorologia e climatologia.
Ainda na área de extensão, a Embrapa Informática Agropecuária e o CEPAGRI mantêm na Internet, desde 2003, o sistema Agritempo que, fornece dado e mapas meteorológicos e climáticos destinados à agricultura, com atualização diária, para todo o Brasil.
Além das atividades de pesquisa e extensão, os pesquisadores do CEPAGRI participam no ensino de graduação e pós-graduação através de cursos, palestras e orientações de estágios, dissertações e teses.
Juntamente com a Embrapa Informática Agropecuária, o Cepagri é co-responsável pelo Zoneamento de Riscos Agrícolas no Brasil, um programa transformado em política pública do Governo Federal que indica a cada município o que plantar, onde plantar e quando plantar.

Informações

Endereço: Cidade Universitária Zeferino Vaz - Campinas/SP 
Telefone: (19)3521-2460 / 3521-2463 / 3211-5803

Clique aqui para visualizar o mapa.

 


Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI - Campinas

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer é uma unidade do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que atua na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação. A intensa interação com os setores acadêmico, através de diversas parcerias em pesquisa, e industrial, em vários projetos de cooperação com empresas, mantém o CTI  no estado da arte em seus principais focos de atuação, como a área de componentes eletrônicos, microeletrônica, sistemas, software e aplicações de TI, como robótica, softwares de suporte à decisão e tecnologias 3D para indústria e medicina.
Esta integração com a academia e o setor produtivo torna o CTI uma instituição bastante rica, capaz de atender demandas da indústria e torná-las temas de pesquisas, estimulando um ciclo de P&D bastante plural, focado em prover soluções para o mercado. Inaugurado em 1982, em Campinas, contando com cerca de 280 pesquisadores atuando em 10 laboratórios, o CTI dispõe de uma infra estrutura altamente especializada, concebida e constantemente modernizada para sustentar atividades voltadas para geração de inovação em bens e serviços de TI.

Informações

Endereço: Rod. Dom Pedro I (SP - 65) Km 143,6 Bairro Amarais - Campinas/SP 
Telefone: (19) 3746-6000 / (19) 3746-6028
Página na Internet: www.cti.gov.br
Horário de funcionamento: Somente Visitas Agendadas
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.

 

Instituto Agronômico de Campinas - IAC – Campinas

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) é o instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.
Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo. Seu corpo de servidores conta com 189 pesquisadores científicos e 340 funcionários de apoio. Sua área física de 1.279 hectares de terras abriga a Sede, Centro Experimental Central e 11 Centros de Pesquisa distribuídos entre Campinas, Cordeirópolis, Jundiaí e Ribeirão Preto, ocupados com casas de vegetação, laboratórios, demais infra estrutura adequada aos seus trabalhos.

Informações

Endereço: Av. Barão de Itapura, 1481 - Campinas/SP 
Telefone: (19) 2137-0600
Página na Internet: http://www.iac.br/
Horário de funcionamento: Somente Visitas Agendadas

Clique aqui para visualizar o mapa.



Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL – CAMPINAS

O Instituto de Tecnologia de Alimentos foi fundada em 1969 e é uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e assistência tecnológica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo.
O ITAL atua em diversas áreas relacionadas a alimentos, desde carnes, frutas e até embalagens. É dividido em centros de pesquisa e unidades laboratoriais, cada um atuante em uma especialidade; e um centro que visa facilitar o acesso e a transferência do conhecimento público disponível na área de tecnologia de alimentos para o setor produtivo.

Informações

Endereço: Av. Brasil, 2880 - Campinas/SP 
Telefone: (19) 3743-1700 / 3743-1800
Página na Internet: http://www.ital.sp.gov.br/

Clique aqui para visualizar o mapa.

 

Centro Experimental Central do Instituto Biológico – CEIB – Campinas

O Centro Experimental Central do Instituto Biológico - CEIB fica dentro da Fazenda Mato Dentro, que foi adquirida pelo Instituto Biológico em 1937 com o objetivo de desenvolver pesquisas de sanidade animal e vegetal, através de criações de suínos, eqüinos e bovinos e campos experimentais de diversas culturas.
Na mais recente reforma, a antiga Estação Experimental de Campinas passou a ser denominada de Centro Experimental Central do Instituto Biológico, localizado estrategicamente num pólo de alta tecnologia.
O CEIB ocupa uma área de aproximadamente 164 hectares, onde estão sediados laboratórios especializados em pesquisa e desenvolvimento no controle de ácaros, insetos, doenças, nematóides e plantas daninhas. Mantém ainda, campos experimentais, estufas, ripados e auditórios para realizações de eventos.
Os objetivos do CEIB são a pesquisa, prestação de serviços e treinamento na área de fitossanidade, além de proporcionar apoio operacional aos trabalhos da área vegetal.
Desenvolve vários projetos como o de pesquisa relacionados às tecnologias de controle de doenças e pragas; testar e desenvolver formulações de defensivos químicos e biológicos; avaliar a eficiência de técnicas alternativas de controle de doenças e pragas; estudar o complexo meio-plantas e culturas de interesse econômico, visando estabelecer planos gerais de controle e suas bases científicas; desenvolver técnicas de produção de bioinseticidas, além de proporcionar apoio operacional a outras unidades do Instituto Biológico.

Informações

Endereço: Rodovia Heitor Penteado, km 3 - Campinas/SP 
Telefone: (19) 3251-8705 / 3251-1491

Clique aqui para visualizar o mapa.



Instituto de Zootecnia – IZ - Nova Odessa

Referência nacional e internacional por suas pesquisas científicas nas áreas de produção animal e pastagens, tem como missão: "Desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal". Em 1909, o Instituto já realizava as primeiras seleções de Gado Caracu, na Fazenda de Seleção do Gado Nacional, em Nova Odessa.
Em 1970 foi transformado em Instituto de Zootecnia, adaptando-o às necessidades exigidas pela grande expansão que vinha alcançando a produção animal nas últimas décadas. De 1970 a 1975, a sede permaneceu no Parque da Água Branca em São Paulo, transferindo-se então para o município de Nova Odessa.
Com um rebanho de aproximadamente 3.900 animais, o IZ oferece tecnologia de suporte na área de pecuária de corte e leite, promove o desenvolvimento científico e tecnológico, para uma maior produtividade e qualidade dessas cadeias produtivas e seus derivados.
O IZ realiza pesquisas em melhoramento genético de forrageiras; forragicultura e pastagens; produção animal a pasto; reprodução; etologia e ambiência; produção e qualidade de carne e leite; atividades silvipastoris; produção de sistemas inteligentes para pesquisa e gerenciamento de dados.
Todos os projetos de pesquisas do IZ atendem aos Programas do Governo, visando o desenvolvimento do agronegócio paulista e brasileiro.

Informações

Endereço: Rua Heitor Penteado, 56 - Nova Odessa/SP
Telefone: (19) 3466-9400
Página na Internet: www.iz.sp.gov.br
Horário de funcionamento: Somente visita agendada.
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Instituto Plantarum – Nova Odessa

O Jardim Botânico Plantarum é uma associação sem fins econômicos ou lucrativos, de caráter botânico-ambiental.
Foi fundado em 26 de novembro de 2007 por 16 sócios ambientalmente responsáveis vindos dos mais diferentes segmentos da sociedade (professor, empresário, botânico, agricultor, dona de casa, executivo, viveirista, técnico agrícola, agrônomo, engenheiro, médico, funcionário público, advogado e contador).
Tem por finalidade o estudo e a preservação da biodiversidade vegetal brasileira e a do meio ambiente, através de ações educacionais e de pesquisa.
É associado instituidor do Instituto Plantarum, de quem recebeu um jardim botânico de oito hectares com cerca de cinco mil espécies de plantas, um herbário com mais de 20 mil exsicatas e uma biblioteca especializada em taxonomia botânica com cerca de 10 mil títulos.

Informações

Endereço: Av. Brasil, 2000 - Nova Odessa/SP
Telefone: (19) 3466-5587

Clique aqui para visualizar o mapa.




Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq - Piracicaba

A ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, é a mais antiga, tradicional e reconhecida faculdade de Agronomia do país. Idealizada por Luiz Vicente de Souza Queiroz, que doou sua fazenda São João da Montanha em 1895 para que a escola fosse construída, foi concretizada em 1901 e projetada em 1907 pelo belga Arsênio Puttmans. O parque, de 56 hectares, é considerado o mais belo campus universitário do país e é também utilizado para o lazer.
Foi uma das escolas fundadoras da Universidade de São Paulo, junto com a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Escola Politécnica, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Medicina Veterinária, Faculdade de Medicina e Instituto de Educação.

Informações

Endereço: Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3429-4100 / 3429-4392
Página na Internet: www.esalq.usp.br
Horário de funcionamento: Diariamente das 9h00 às 17h30.
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.


 


Fundação Romi – Santa Bárbara D’Oeste

Criada em 1957 pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento da educação e da cultura como elemento transformador da sociedade.
Tendo como mantenedora as Indústrias Romi S.A., a Fundação planeja e opera seus próprios projetos em uma perspectiva de médio e longo prazo, mas com foco nos resultados e na preocupação de influenciar as políticas públicas, desenvolvendo tecnologia social aplicável a outras instituições.
Hoje, tem como população alvo a infância e a adolescência de Santa Bárbara D´Oeste, sem distinção de clientela. Da mesma forma, o acervo do seu arquivo histórico é disponibilizado para todos, criando um elo afetivo da comunidade barbarense com o seu passado.
Sua estratégia de atuação está estruturada de forma a atender as necessidades de cada etapa da vida, para um desenvolvimento pleno do indivíduo. Seus projetos atendem desde a primeira infância, incluindo o período intra-uterino, até a formação profissional.
De 1958 a 1992, cursos profissionalizantes de 2º grau de diversas modalidades formaram um total de 17.568 alunos. A partir de 1993, a Fundação passou a desenvolver novos projetos na área de assistência à Educação. Atualmente entre suas ações permanentes estão: o CTPA - Centro SENAI Fundação Romi - Formação de Formadores; NEI - Núcleo de Educação Integrada, onde se aplica o Programa de Educação Integrada; Projeto Abelhas Ocupadas; Encontro de Educadores; Projeto LEP e Programa Bolsa Auxílio.
No campo da Cultura, destaca-se o Arquivo Histórico, o mais antigo e organizado espaço de preservação da história de Santa Bárbara D’Oeste. Além de preservar a memória da própria Fundação e das Indústrias Romi, resgata todo o passado histórico da região, revelando mudanças sociais, políticas e econômicas. São mais de 25 mil imagens, uma hemeroteca com todos os jornais desde 1900 até os dias atuais, peças audiovisuais, documentos textuais e diversas peças museológicas disponíveis, gratuitamente, à comunidade.

Informações

Endereço: Av Monte Castelo, 1095 - Jd. Primavera – Santa Bárbara D’Oeste/SP
Telefone: (19) 3499-1555
Página na Internet: www.fundacaoromi.org.br
Horário de funcionamento: de Segunda à Sexta 14h00 às 17h00
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.


 

Roteiro dos Parques 


Belíssimos e variados parque urbanos marcam todos os municípios do CT².
Zoológicos gratuitos, parques lineares, bosques, lagoas, hortos, jardins botânicos; são inúmeras as opções de passeios que incluem, além da visita, espaços para caminhadas e trilhas, áreas com equipamentos para exercícios, mini-fazenda, espaços para shows e programações culturais diversas, espaços de educação ambiental, áreas de descanso, quadras, playgrounds, pista de Cooper, ciclovias, lagos com pedalinhos, lanchonetes e restaurantes entre outras diversas opções.
As visitas podem ser realizadas sem agendamento prévio e a maior parte das atividades é gratuita.

Atrativo
Município
Parque Ecológico "Cid de Almeida Franco”
Americana
Parque Ecológico
Campinas
Parque Portugal (Lagoa do Taquaral)
Campinas
Bosque dos Jequitibás
Campinas
Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang
Hortolândia
Parque Santa Clara (Creape)
Hortolândia
Parque Linear Chico Mendes
Hortolândia
Parque dos Lagos
Jaguariúna
Horto Florestal Professor André Franco Montoro
Limeira
Parque Cidade
Limeira
Parque Ecológico Isidoro Bordon – Zoológico Municipal
Nova Odessa
Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”
Piracicaba
Parque do Mirante
Piracicaba
Parque do Engenho Central Barão de Rezende
Piracicaba
Parque da Estação da Cia. Paulista
Piracicaba
Horto Florestal de Tupi
Piracicaba
Parque das Águas
Santa Bárbara D’oeste
Parque do Araçariguama
Santa Bárbara D’oeste
Parque dos Ipês
Santa Bárbara D’oeste
Horto Florestal
Sumaré

 

 

Parque Ecológico "Cid de Almeida Franco” – Americana

O Parque Ecológico “Cid de Almeida Franco”, ocupa uma área de 120.000 m², um zoológico com excelente estrutura, que tem servido de modelo para outros, pois está totalmente dentro das exigências do Ibama.
Atualmente o Parque Ecológico conta com 107 espécies diferentes, 23 delas ameaçadas de extinção, sendo que cerca de 85% são pertencentes à fauna brasileira, totalizando aproximadamente 400 animais.
Nas instalações do parque, encontra-se o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), que contém biblioteca especializada e sala para palestras, com capacidade para 40 pessoas, onde estudantes de biologia, veterinária, zootecnia e agronomia, alunos acompanhados de professores e qualquer pessoa interessada, podem atualizar seus conhecimentos.

Informações

Endereço: Av. Brasil, 2525 Parque Residencial Nardini – Americana/SP
Telefone: (19) 3406-2075
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 8h00 às 17h00.
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim – Campinas

Área da antiga fazenda Mato Dentro, o Parque Ecológico nasceu de um decreto do governo estadual de 1987 com o propósito de preservar e recuperar valores arquitetônicos e paisagísticos da região. Com uma área de 110 hectares e projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, a implantação do Parque Ecológico visou a recuperação e repovoamento vegetal de uma área de 2.850.000 metros quadrados - com 1.100.000 metros quadrados abertos ao público - com espécies da flora brasileira nativas da região da bacia do Rio Piracicaba e algumas espécies exóticas, em especial as palmeiras.

Informações

Endereço: Rod. Heitor Penteado, km 3,2 - Vila Brandina – Campinas/SP
Telefone: (19) 3252-9988
Horário de funcionamento: De terça a domingo das 7h00 às 18h00
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Campinas

A área popularmente conhecida como “Lagoa do Taquaral” constitui-se um dos mais importantes espaços de lazer da cidade de Campinas. Integrada no passado à histórica Fazenda Taquaral, os 33 alqueires que compõem esta área foram transformados em Parque no ano de 1972, após aquisição pela Prefeitura Municipal das terras da família Alves de Lima. Destinado ao lazer, a “Lagoa do Taquaral” reúne uma grande variedade de espaços recreativos e culturais, a começar pela Lagoa Isaura Telles Alves de Lima, que oferece o uso de pedalinhos, visita a uma réplica exata da Caravela Anunciação (que trouxe Pedro Alvares Cabral às terras Brasileiras, com 29,65 m de comprimento por 8,64 de altura, 6 velas de tecido com a cruz da Ordem de Cristo ao centro) e espetáculo de “águas dançantes” de uma fonte sonora (nos finais de semana). Já na extensa área verde que rodeia a lagoa principal, encontram-se bosques destinados a piquenique; viveiros de pássaros; área com aparelhos de ginástica; 2 playgrounds, lanchonete, sanitários e um percurso de 3 km de bondinhos (os mesmos que serviram Campinas até 1968). Entre os equipamentos culturais, o Parque Portugal/ Lagoa do Taquaral oferece a Concha Acústica - Auditório Beethoven (com capacidade para 2.000 pessoas); o Museu Dinâmico de Ciência; o Planetário; o relógio solar; o Centro de Vivência dos Idosos e a "Esplanada das Bandeiras" (praça destinada a eventos cívicos e culturais). Entre os equipamentos esportivos, encontram-se o Ginásio de Esportes “Alberto Jordano Ribeiro” (com quadra de volei e basquete); o Balneário Municipal (com 3 três piscinas abertas ao público), uma pista de cooper com extensão de 2.800 m; o kartódromo “Afrânio Ferreira Jr.” (com pista de 800m e curvas sinuosas que atende exigências da Federação Paulista de Automobilismo); uma pista de aeromodelismo; uma ciclovia de aproximadamente 5km, onde também é utilizado por muitos corredores, pois tem placas indicando a distancia; uma pista de patinação (também usada para aulas gratuitas de aeróbica) e 16 quadras poliesportivas.

Informações

Endereço: Av. Heitor Penteado, s/nº - Taquaral, Campinas/SP
Telefone: (19) 3256.9959
Horário de funcionamento: Diariamente das 5h00 às 22h00
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.

 

 Bosque dos Jequitibás – Campinas

O Bosque dos Jequitibás é um espaço de lazer centenário, em Campinas. Uma das principais e mais antigas áreas de lazer da cidade. Conta com um pequeno zoológico, fontes de água potável, dois alqueires de reserva florestal, réplica da cidade em 1834, trenzinho, parque infantil, o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e o Teatro infantil Carlos Maia.

Informações

Endereço: Rua Coronel Quirino, 02 - Centro – Campinas/SP
Telefone: (19) 3231-8795
Horário de funcionamento: De Terça à Domingo das 6h00 às 18h00
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang – Hortolândia

O parque tem vários espaços destinados às práticas esportivas e culturais, entre eles o Ginásio Poliesportivo Victor Savala que tem capacidade para 2.300 pessoas, e proporciona a oportunidade da prática de várias modalidades como Basquetebol, Futsal, Handbol, Voleibol e outros; o Centro de Treinamento de Ginástica Artística Yasmin Geovana Santos Bomfim que pode atender até 600 crianças, e faz parte do projeto das escolinhas esportivas que  treina atletas para competições.
O parque conta ainda com o Centro de Arte e Cultura (CAC) onde são exibidas atividades culturais do Programa Hortolândia Escola Viva, com oficinas de dança raiz, grafite, curso de web rádio, entre outras atividades e o Espaço Criança Ecológica que tem o objetivo de ensinar os alunos do município a importância de cuidar do meio ambiente desde cedo. O espaço utiliza atividades lúdicas e interativas para crianças de 8 a 10 de idade das escolas públicas e privadas de todo o município.

Informações

Endereço: Rua Armelinda Espúrio da Silva, s/nº - Jardim Nossa Senhora de Fátima – Hortolândia/SP
Telefone: (19) 3845-1149
Horário de funcionamento: Domingo a Sábado, das 7h00 às 18h00.
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Parque Santa Clara (Creape)- Hortolândia

O Parque Santa Clara foi inaugurado em novembro de 2008 e apresenta vários atrativos, como o Museu de História Natural Iberaba, que possuiu um acervo com mais de 200 espécies de animais empalhados, principalmente da fauna brasileira. A ambientação reproduz um conjunto de vegetação, clima, solo, flora e fauna, representando três biomas: Mata Atlântica, cerrado e savana. No parque é possível conhecer o Reciclasa/IBM, espaço que reproduz uma casa construída com materiais recicláveis, onde é possível ver novos usos para antigos materiais, de origem reaproveitáveis ou recicláveis. O local possui objetos e móveis feitos de embalagens plásticas, garrafas de refrigerante – Pet, alumínios, barras de ferro e etc. É um projeto cultural e ambiental, que em parceria com a IBM, doou todo acervo para o município. Foi criado em 2007, e após percorrer 10 capitais brasileiras se fixou como sede na cidade de Hortolândia, com exposição permanente.
Outra atração do parque é o Estudo do meio, que tem o objetivo de proporcionar educação ambiental. O visitante que caminha pelo parque, vai observando os aspectos naturais, os impactos causados pelo homem, traz a problemática das causas da degradação do meio ambiente e estimula discussões para possíveis soluções.
Ainda atende com oficinas de reciclagem com atividades práticas para professores e alunos, reutilizando materiais que seriam descartados e Sala de projeção para apresentação de vídeos educativos voltados a temática ambiental.

Informações

Endereço: Rua Bolívia, 290 – Jd. Santa Clara do Lago II - Hortolândia/SP
Telefone: (19) 3845-2645
Horário de funcionamento: De terça a sexta das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00. Sábado, domingo e feriado, das 13h00 às 17h00
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Parque Linear Chico Mendes - Hortolândia

São 840 metros de extensão de área revitalizada às margens do Córrego Santa Clara. Além de estar localizado em uma área verde, possui equipamentos para integração ao cotidiano da cidade. Os moradores contam com pista para caminhada, ciclovia, playground, mesas e bancos. O diferencial fica por conta dos equipamentos de ginásticas, destinados preferencialmente para idosos.

Informações

Endereço: Da Avenida Santana até a Avenida Olívio Francesquini - Hortolândia/SP



Parque dos Lagos – Jaguariúna

Apropriado para o esporte e lazer, O Parque possui dois lagos povoados de peixes, quiosques, playground, canchas de bocha e malha, espaço coberto para apresentações culturais e piquenique. Um túnel subterrâneo interliga o local a outra área verde, espaço já planejado para futura ampliação e represamento de nascentes. Água, árvores, flores e um estilo arquitetônico diferenciado fazem do Parque dos Lagos um local bucólico e agradável, apropriado para o esporte, lazer e mesmo para quem quer deixar de lado o estresse do dia-a-dia.

Informações

Endereço: Rua Eduardo Tozzi, 1413 – Jd. das Laranjeiras - Jaguariúna/SP
Telefone: (19) 3837-4864
Horário de funcionamento: Todos os dias das 8h00 às 22h00
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Horto Florestal Professor André Franco Montoro – Limeira

Com aproximadamente 300 alqueires, o horto florestal oferece uma estrutura para atividades recreativas como quiosques com churrasqueira, pias e mesas anexas, completa estrutura sanitária, inclusive fraldário, playground e rede de alimentação.
Para atividades recreativas monitoradas, o parque conta com 2 circuitos de arvorismo sendo um infantil e um adulto, mas ambos necessitam do acompanhamento de monitores especializados.
Outras atividades desenvolvidas no parque são Escotismo, Aeromodelismo, Kartódromo, MotoCross, Gaiola (AutoCross) e Jipe Clube (Off-Road).

Informações

Endereço: Via Jurandyr da Paixão de Campos Freire, Km 4 - Bairro Tatu - Limeira/SP
Telefone: (19) 3442-2755
Horário de funcionamento: Diariamente das 7h00 às 19h00
Entrada: Franca (exceto atividades monitoradas).



Parque Cidade de Limeira – Limeira

Inaugurado em 15 de Setembro de 2007, data de aniversário da cidade de Limeira, o parque possui atrativos como ciclovia, pista de caminhada, playgroud temático, lanchonete com praça de alimentação, brinquedoteca e estacionamento.

Informações

Endereço: Via Antonio Cruanes Filho, s/nº - Jd. Santa Josefa - Limeira/SP
Telefone: (19) 3441-5468
Horário de funcionamento: Diariamente das 7h00 às 19h00. Sábado, domingo e feriado, atividade monitorada com bicicleta de dois bancos das 8h00 às 18h00.
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.

 

 Parque Ecológico Isidoro Bordon – Zoológico Municipal – Nova Odessa

Inaugurado em 2004, o parque possui 30 mil metros quadrados de área verde e programas para ajudar na reprodução de espécies ameaçadas. Entre os projetos, há também o "Pé de Quê?", onde é possível identificar as principais árvores por meio de fitas de cetim amarradas. Na infra estrutura, o visitante encontra, ainda, um calçadão para caminhada e uma miniacademia.

Informações

Endereço: Rua João Bolzan, 475 - Núcleo Habitacional Mathilde Berzin – Nova Odessa/SP
Telefone: (19) 3466-0917
Horário de funcionamento: Terça a Domingo, 7h00 às 17h00
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.

 

 Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto” – Piracicaba

Área verde de 20 mil metros quadrados com lago, pistas para exercícios físicos, parques infantis e um teatro de arena. No local são realizados campeonatos de pesca, balonismo, canoagem, triathlon e shows artísticos. Diariamente são oferecidas aulas diversas de educação física. Á sua frente, grande parte da extensão do Calçadão da Rua do Porto com seus restaurantes típicos, o Casarão do Turismo, os bares, a Casa do Artesão e outros. O local é área de preservação histórica.

Informações

Endereço: Av. Alidor Pecorari s/nº - Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3442-2755
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h00 às 22h00. Sábado, Domingo e Feriado das 8h00 às 18h00
Entrada: Franca (exceto atividades monitoradas).

Clique aqui para visualizar o mapa.

 

 Parque do Mirante – Piracicaba

As alamedas do Parque do Mirante com sua mata nativa levam os visitantes aos terraços que oferecem uma das melhores visões do salto do Rio Piracicaba. Seus mirantes em vários níveis contemplam seus visitantes com imagens dignas de cartão postal.
Um belo painel em mosaico da artista Clemencia Pizzigatti faz parte de seu atrativo turístico, pois conta com uma riqueza de detalhes onde são retratados os fatos históricos.
No Mirante também se pode apreciar um pequeno bosque formado por árvores nativas e vegetação típica, possui alamedas agradáveis e apreciação do seu interior, que retrata a historia de Piracicaba.
O Parque do Mirante contorna toda a extensão do Salto, proporcionando uma visão ampla da cachoeira conhecida como “Véu da Noiva” e das curvas do rio.

Informações

Endereço: Parque do Mirante, 84 – Vl. Rezende - Piracicaba/SP
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h00 às 18h00.
Entrada: Franca

 

 Parque do Engenho Central Barão de Rezende – Piracicaba

O Engenho Central, localizado às margens do Rio Piracicaba, foi fundado em 1881 pelo barão de Resende, com o objetivo de substituir o trabalho escravo pelo assalariado e pela mecanização. Devido às dificuldades de manutenção das máquinas importadas, o engenho foi vendido em 1899 à Societé Sucrérie Brèsiliennes, transformando-se no engenho mais importante do país, com uma produção anual de 100 mil sacas de açúcar e três milhões de litros de álcool, incorporando-se a outras seis usinas do grupo no estado de São Paulo. Foi desativado em 1974 e reconhecido como patrimônio histórico. Desapropriado pela Prefeitura, passou a ocupar importante espaço cultural, artístico e recreativo. Sua área verde é de 80 mil metros quadrados e a área construída ocupa 12 mil metros quadrados.
Atualmente sedia a Secretaria Municipal da Ação Cultural, o Salão Internacional de Humor, o espetáculo da ‘Paixão de Cristo’, o SIMTEC e a Festa das Nações.

Informações

Endereço: Av. Maurice Allain, 454 - Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3421-2289
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 9h00 às 17h00
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.

  

Parque da Estação da Cia. Paulista – Piracicaba

A construção da Estação foi concluída em 1917, por empreitada do construtor Domingo Borelli. A primeira etapa da construção ligaria Piracicaba a todas as regiões produtoras servidas pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, com ligação entre Nova Odessa e Santa Barbara D’Oeste.
A chegada a Piracicaba aconteceu em 1922, com finalidade de ligar Piracicaba a Vila de Americana e com isso receber o ramal da Companhia Paulista que saía da Estação da Luz, em São Paulo.
Ela era diferenciada das outras estradas de ferro por possuir bitolas mais largas. Tombada como patrimônio histórico em 1996, foi restaurada e transformada em um grande espaço cultural e de lazer.
Hoje, o Centro Cultural Estação da Paulista “Pacheco Ferraz” abriga campo de futebol, quadras esportivas, parque infantil, pista de caminhada, ciclovia, centro cultural e a Estação do Idoso - um espaço dedicado a atividades com a terceira idade.

Informações

 Endereço: Av. Dr. Paulo de Moraes, 1540 – Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3402-7373
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h00 às 17h00.
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.

   

Horto Florestal de Tupi – Piracicaba

O Horto Florestal de Tupi conta com 196 hectares. Sua vegetação é formada basicamente por espécies de pinus e eucaliptos e, no local, também há duas áreas de cinco hectares cada, com vegetação nativa, sendo considerada uma mata em processo de recuperação. Sua fauna é composta por animais de porte pequeno, como répteis e mamíferos.
É uma reserva natural de grande beleza e possui estrutura para receber visitantes, com parque infantil em madeira, monjolo, churrasqueiras, barracão e alamedas.

Informações

Endereço: Rodovia Luiz de Queiroz, Km 5 – Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3438-7116
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 07h00 às 16h00.  Sábado das 07h00 às 17h00 e Domingo das 08h00 às 17h00. Feriados das 07h00 às 17h00
Entrada: Franca




Parque das Águas – Santa Bárbara D’Oeste

O parque conta com 135 mil metros quadrados de área e é hoje o mais novo ponto turístico de Santa Bárbara D'Oeste.
Nele foram construídos quiosques com churrasqueiras, banheiros, latas de lixo seletivas. Conta ainda com lago, estação elevatória, bosque com árvores nativas, centro de convivências, playground, teatro de arena, bosque de eucaliptos, zona de conservação da vida silvestre.
No parque é desenvolvido o Programa Navegando, o qual visa proporcionar meios para que a população, especialmente os estudantes e a sociedade organizada, possam visitar e conhecer diversos pontos de interesse educativo, histórico, cultural e até turístico, como represas, reflorestamento, estação de tratamento de água e esgoto, entre outros de grande importância ecológica e turística.

Informações

Endereço: Estrada Municipal Barreirinho, s/nº - Chácara Taver – Santa Bárbara D’Oeste/SP
Telefone: (19) 3459-5900 ramal 5950
Entrada: Franca



Parque do Araçariguama – Santa Bárbara D’Oeste

O Parque do Araçariguama fica na área central da cidade e é um ponto de grande fluxo de público, para caminhadas, corridas ou simplesmente para passar momentos de lazer.
O parque foi construído aproveitando o córrego do mesmo nome, que nasce na Fazenda Rochelle e corta várias propriedades rurais. Foi formado em uma área de 70 mil metros quadrados, com uma lagoa de 12 mil metros quadrados, sobre a qual foi construída uma ponte com 14 metros de comprimento por 2,1 de largura. O parque conta ainda com quatro quiosques, além de bancos e sanitários.
Para os adeptos de exercícios e caminhadas, há a pista que margeia a lagoa, barras fixas para alongamento, além de centenas de árvores plantadas. O parque também é abrangido por um trecho da mata ciliar do córrego, com cerca de dois mil exemplares de espécies diversas, como cedro, ipê roxo, jatobá, cabreúva, jacarandá, jaracatiá, além de espécies frutíferas, como amora, pitanga e jambo.

Informações

Entrada: Franca



Parque dos Ipês – Santa Bárbara D’Oeste

O Parque os Ipês foi inaugurado em 1996 e reúne espécies silvestres atraídas pela qualidade do ambiente criado, uma verdadeira “ilha” de natureza em meio à cidade. Sua criação aproveitou uma área alagadiça e tomada pelo mato, atrás do Centro Social Urbano. Além de ser um dos principais locais para caminhadas, é possível fazer exercícios ao ar livre, pois o parque possui vários aparelhos para ginástica e trilhas.

Informações

Endereço: Av. Corifeu Azevedo Marques, s/nº – Jardim Conceição – Santa Bárbara D’Oeste/SP
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 5h00 às 21h00
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.


 Horto Florestal – Sumaré

O Horto Florestal de Sumaré é uma área de preservação ambiental e é onde se localiza a represa utilizada para o abastecimento de água do município.
É possível percorrer trilhas de percurso rápido, com duração média de 10 minutos, além de conhecer o Viveiro Municipal de Plantas e Mudas, com 77 espécies que são utilizadas para replantio urbano e reflorestamentos, num total de 40 mil mudas.
No Horto, podemos encontrar exemplares botânicos como Quaresmeira, Manacá-da-Serra, a Embaúba, o Pau-Jacaré entre outras, na área de matas e campos. Na área de Cerrado encontramos exemplares importantes que representam a flora brasileira deste ecossistema, como o Pequi, a Candeia, a Pimenta-de-Macaco, e muitos outros exemplares. Ainda podemos encontrar por toda área do Horto, bromélias, orquídeas, pteridófitas, plantas aquáticas variadas e espécies vegetais de áreas brejosas, como a Tabôa, Capim-Navalha, entre outras.

Informações

Endereço: Estrada Municipal Teordor Condiev – Sumaré/SP
Telefone: (19) 3883-7784
Entrada: Franca





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics