Roteiro dos Rios - Caminhos das Águas

A região do CT² é entrecortada por um conjunto de rios muito importantes para o Estado de São Paulo.  São rios com trechos navegáveis e que oferecem várias opções de lazer, como a pesca esportiva, o turismo náutico e, em alguns casos, a prática de esportes de aventura.
São várias as opções de atividades nestes rios. A pesca é realizada em quase toda a extensão dos mesmos. No Rio Piracicaba é possível a realização de passeios de barco, com até 4 horas de duração e com a oportunidade de se conhecer a riquíssima fauna da região, em especial a avifauna, com a presença de colhereiros, tucanos e até mesmo os tuiuiús que habitam as margens do rio.
É possível ainda se visitar o ponto onde se encontram os Rios Jaguari e Atibaia, onde nasce o majestoso Piracicaba.

Atrativo
Município
Praia dos Namorados
Americana
Praia Azul
Americana
Rio Jaguari
Jaguariúna
Rio Jaguari, Camanducaia e Atibaia
Jaguariúna
Rua do Porto
Piracicaba
Salto do Rio Piracicaba
Piracicaba
Parque do Mirante
Piracicaba
Tanquã
Piracicaba
Cachoeira do Sapezeiro
Santa Bárbara D’oeste
Represa Areia Branca
Santa Bárbara D’oeste
Parque das Águas
Santa Bárbara D’oeste

Praia dos Namorados - Americana  
Área de lazer situada às margens da Represa do Salto Grande (Rio Atibaia), possui estrutura completa com quiosques, bares, lanchonetes, play ground, além de opções de entretenimento completo para adultos e crianças. É uma área de recreação e lazer com completa estrutura montada pela administração municipal para atender famílias e visitantes.
Informações
Endereço: Via Anhanguera Km 124, Praia dos Namorados - Americana/SP.
Entrada: Franca



Praia Azul - Americana
Situada às margens da Represa de Salto Grande (Rio Atibaia), é um interessante local de recreação e lazer, principalmente por seu paisagismo e a estrutura de bares e lanchonetes
Informações
Endereço: Via Anhanguera Km 124, Praia Azul - Americana/SP.
Entrada: Franca



Rio Jaguari - Jaguariúna
As nascentes do rio Jaguari estão localizadas no estado de Minas Gerais. Em Jaguariúna, o rio Jaguari recebe um afluente importante, o rio Camanducaia. Ao juntar-se com o Rio Atibaia, o Jaguari forma o Rio Piracicaba, no município de Americana, seguindo até o município de Barra Bonita, onde ocorre sua foz junto ao Rio Tietê.
Ao entrar em território paulista, o rio Jaguari é represado, sendo este um dos reservatórios integrantes do sistema produtor de água chamado Cantareira, construído para permitir a reversão de água da bacia do Piracicaba para a bacia do Alto Tietê, como reforço ao abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo. São revertidos aproximadamente 33 m³/s, dos quais 31 m³/s originados dos formadores do Piracicaba (Jaguari e Atibaia). Por atravessar dois Estados, o Jaguari é considerado um rio federal, e sua bacia abrange quatro municípios mineiros e quinze paulistas.
Informações
Endereço: Jaguariúna/SP.
Entrada: Franca



Rio Jaguari, Camanducaia e Atibaia - Jaguariúna
As nascentes do rio Jaguari estão localizadas no estado de Minas Gerais. Em Jaguariúna, o rio Jaguari recebe um afluente importante, o rio Camanducaia. Ao juntar-se com o Rio Atibaia, o Jaguari forma o Rio Piracicaba, no município de Americana, seguindo até o município de Barra Bonita, onde ocorre sua foz junto ao Rio Tietê.
Ao entrar em território paulista, o rio Jaguari é represado, sendo este um dos reservatórios integrantes do sistema produtor de água chamado Cantareira, construído para permitir a reversão de água da bacia do Piracicaba para a bacia do Alto Tietê, como reforço ao abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo. São revertidos aproximadamente 33 m³/s, dos quais 31 m³/s originados dos formadores do Piracicaba (Jaguari e Atibaia).
Informações
Endereço: Jaguariúna/SP.
Entrada: Franca



Rua do Porto - Piracicaba
O Parque da Rua do Porto fica à margem esquerda do Rio Piracicaba, perto da prefeitura municipal. Área verde de 200 mil metros quadrados com lago, pistas para exercícios físicos, parques infantis. Palco de campeonatos de pesca, balonismo, canoagem e shows artísticos. Possui restaurantes e lanchonetes ao redor e o local é área de preservação histórica.
Informações
Endereço: Rua do Porto - Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3442-2755
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 7h00 às 22h00. Sábados, domingos e feriados 8h00 às 18h00.
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.



Salto do Rio Piracicaba - Piracicaba
O Salto conta a história da fundação de Piracicaba, sendo atração permanente, mesmo nos períodos de seca.  Na época das chuvas oferece um espetáculo majestoso, imponente.
Informações
Endereço: Av. Beira Rio, s/nº - Piracicaba/SP
Entrada: Franca 

Clique aqui para visualizar o mapa.


Parque do Mirante – Piracicaba
Local privilegiado para se observar o rio, o salto, a rua do Porto e a cidade.  Alamedas permitem passeios pelo bosque, formado por árvores nativas e vegetação típica.
Informações
Endereço: Av. Maurice Allain s/nº - Piracicaba/SP



Tanquã – Piracicaba
O bairro do Tanquã situa-se no município de Piracicaba. É alcançado por via terrestre através da estrada que liga o município de Piracicaba à Anhembi. Da entrada da estrada acima até o bairro, são mais 6,5 km de via não pavimentada (terra). A comunidade é, assim, constituída em relativo isolamento em relação aos núcleos mais dinâmicos da região, e compõe-se de dezenas de moradias a beira rio. Com uma paisagem natural singular, é denominado de “Pantanal Piracicabano” com espécies de flora e fauna distintas, que incluem várias espécies características do Pantanal, como o tuiuiú, ariranha, andorinha, garça, jaburu, tucanos, papagaio, arara, paturi, marreco, ferrão, além de jacarés, capivaras, dentre outras espécies.
Informações
Endereço: Acesso SP304 – Piracicaba/SP
Telefone: 19-3403-1270
Entrada: Franca 

Clique aqui para visualizar o mapa.



Cachoeira do Sapezeiro – Santa Bárbara D’Oeste
A Cachoeira do Sapezeiro fica localizada a 4 km da Capela do bairro Santo Antônio do Sapezeiro. O acesso é feito a pé a partir de 1 km antes do córrego que forma a queda d’água.
O local, cercado por mata ciliar, forma um agradável ambiente propício para passeios. Em meio à área atualmente utilizada para plantio de cana-de-açúcar, a cachoeira não pode ser avistada a longa distância, devido sua localização ficar em uma depressão.
Informações
Endereço: Acesso pela Rodovia Américo Emílio Romi - Capivarí - Santa Bárbara D'Oeste - Santa Bárbara D'Oeste/SP
Horário de funcionamento: livre
Entrada: Franca 

Clique aqui para visualizar o mapa.



Represa Areia Branca – Santa Bárbara D’Oeste
A represa Areia Branca foi um dos principais passos dados por Santa Bárbara D’Oeste com o objetivo de garantir reserva suficiente de água para fazer frente ao crescimento e desenvolvimento da cidade. A construção do complexo começou em 1996, abrangendo o represamento do Ribeirão dos Toledos e Córrego São Luz. As obras envolveram também um trabalho de recomposição da mata ciliar, tornando a represa um dos mais belos recantos naturais de Santa Bárbara D’Oeste.
A Represa Areia Branca é parte do complexo de abastecimento do Município, respondendo por 50% das reservas, em torno de sete bilhões de litros. É uma obra de enorme porte, abrangendo cerca de 100 alqueires, o equivalente a quase 400 campos de futebol.
Informações
Telefone: (19) 3459-5900

Clique aqui para visualizar o mapa.




Parque das Águas – Santa Bárbara D’Oeste
O Parque tem 135 mil metros quadrados de área e onde estão construídos quiosques com churrasqueira, banheiros e latas de lixo seletiva. Conta ainda com lago, estação elevatória, bosque de nativas, centro de convivências, playground, teatro de arena, bosque de eucaliptos e zona de conservação da vida silvestre.
É desenvolvido no parque o Programa Navegando, o qual visa proporcionar meios para que a população, especialmente os estudantes e a sociedade organizada possam visitar e conhecer diversos pontos de interesse educativo, histórico, cultural e até turístico, como represas, reflorestamento, estação de tratamento de água e esgoto, entre outros de grande importância ecológica e turística.
No programa é possível fazer um passeio de barco de aproximadamente 50 minutos.
Informações
Endereço: Estrada do Barreirinho, Santa Bárbara D’Oeste/SP
Telefone: (19)3459-5900 ramal 5950
Entrada: Franca




Web Statistics