Roteiro Gastronômico e Roteiro da Cachaça

Roteiro Gastronômico

A riquíssima cultura da região do CT² reflete-se nas inúmeras opções oferecidas pela gastronomia regional. Dos finíssimos restaurantes internacionais até as opções dos restaurantes rurais e da comida de fazenda, marcam a região.
As pamonhas de Piracicaba, o pão de queijo em Hortolândia, os famosos restaurantes especializados em Peixe da Rua do Porto, ao lado do Rio Piracicaba, as cachaças regionais, os doces de Sumaré, os famosos bares de Jaguariúna, especializados em frutos do mar, a culinária típica das diferentes etnias, com seus pratos tradicionais, a enorme variedade de restaurantes de Campinas, além das variadas festas e eventos da região em que se podem saborear inúmeros pratos tradicionais e diferenciados, são apenas algumas das opções que o Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia pode oferecer.

Atrativo
Município
Souzas e Joaquim Egídio
Campinas
Vila Bueno
Jaguariúna
Bar da Praia
Jaguariúna
Kuazi Caipira
Nova Odessa
Seu Zezinho Choperia e Restaurante 
Nova Odessa
Rua do Porto
Piracicaba
Santo Antônio do Sapezeiro
Santa Bárbara D’oeste
Assentamentos de Sumaré
Sumaré
Doces e Bebidas Terra
Sumaré

Souzas e Joaquim Egídio - Campinas

Um dos maiores atrativos dos distritos é a grande variedade de restaurantes, que formam um verdadeiro corredor gastronômico para quem aprecia a boa comida. Em comum, os restaurantes oferecem ambientes agradáveis. Alguns beneficiam-se das belezas naturais da região, com espaços ao ar livre, arborizados e tranqüilos; outros, por sua vez, aproveitaram as peculiaridades históricas das construções e instalaram-se em casarões preservados, construídos no século XIX. Com relação aos cardápios, as opções são bem diversificadas: comida mineira, peixes e frutos do mar, culinária italiana, sanduíches, culinária brasileira… Há opções para todos os paladares, não importa o horário – do café da manhã ao jantar.

Informações




Restaurante Vila Bueno - Jaguariúna

Restaurante especializado em comida brasileira dos antigos paulistas. Como sugestão a Paçoca socada no pilão e o Picadinho Vila Bueno. Serve também, pratos internacionais, porções diversas, drinks e cachaças artesanais.
Ambientes exclusivos, agradáveis e descontraídos. Instalado em imóvel com restauração primorosa, um resgate arquitetônico que pode ser observado por todo o imóvel, datado de 1880.

Informações

 Endereço: Travessa Dona Ermelinda, 81 – Centro - Jaguariúna/SP
Telefone: (19) 3867-3320
Horário de funcionamento: Segunda à quinta das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h00. Sexta e sábado das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 24h00. Domingo das 12h00 às 15h00.

Clique aqui para visualizar o mapa.


Bar da Praia – Jaguariúna

O clima praiano representado por conchas, barcos e redes de pesca, está presente na decoração dos quatro ambientes da casa. Um dos salões tem uma lareira e outro deles uma cascata. O chef Paulo Ramos Azevedo comanda a cozinha há treze anos, de onde saem pratos como o grandes navegações, badejo grelhado com refogado de camarão sete barbas condimentado com conservas, temperos naturais e especiarias, acompanhado de arroz e pirão. Outra especialidade é a caldeirada, que vem com lula anelada, camarão sete-barbas, badejo, mexilhão e polvo, acompanhada de arroz e pirão. Para a entrada pode-se optar entre casquinha de siri e bolinho de badejo. Para sobremesa, a sugestão é o doce de banana com sorvete de creme.

Informações

Endereço: Rua Alexandre Marion, 364 – Jd. Dona Luiza - Jaguariúna/SP
Telefone: (19) 3837-3549 / 3837-3506
Horário de funcionamento: De terça a Sábado das 11h30 às 23h30. Domingos e Feriados das 11h30 às 16h30.

Clique aqui para visualizar o mapa.


Seu Zezinho Choperia e Restaurante – Nova Odessa

Criado pelos irmãos Vinícius, Fred e Léo, também proprietários do No Canto, o Seu Zezinho foi batizado assim em homenagem ao avô, que tinha o mesmo nome. A casa, construída basicamente com material de demolição (idéia do Vini, que é colecionador de antiguidades), abre as portas e recebe a todos num ambiente aconchegante, descontraído, com cozinha excelente e música brasileira executada por músicos selecionados.

Informações

Endereço: Av. Ampélio Gazetta, 433 – Jardim Europa – Nova Odessa/SP.
Telefone: (19) 3466-7678
Horário de funcionamento: Terça a sábado a partir das 18h00. Domingo a partir das 11h30.

Clique aqui para visualizar o mapa.


Kuazi Caipira – Nova Odessa

Caldos, lanches, pratos a la carte, drinks, música ao vivo. Quando for ao local não deixe de experimentar o famoso Caldo de Quenga.

Informações

Endereço: Rua Olívio Bellinate, 567 – Centro – Nova Odessa/SP.
Telefone: (19) 3476-3719

Clique aqui para visualizar o mapa.



Rua do Porto - Piracicaba

Hoje um dos principais pontos turísticos da cidade de Piracicaba, com certeza, é a Rua do Porto, onde se pode unir a história, com deliciosa gastronomia, em um excelente ambiente às margens do Rio Piracicaba.
Essa gastronomia conta com dezenas de restaurantes, onde é possível degustar ótimos e novos sabores e uma grande variedade capaz de agradar a todos os gostos e paladares.

Informações

Endereço: Rua do Porto - Piracicaba/SP

Clique aqui para visualizar o mapa.



Santo Antonio do Sapezeiro - Santa Bárbara D’Oeste

O Santo Antônio do Sapezeiro é um tradicional bairro rural de Santa Bárbara D’Oeste, localizado a alguns quilômetros da rodovia Comendador Américo Emílio Romi, que liga a cidade a Capivari. Situa-se a cerca de 10 quilômetros do núcleo central e seu nome está ligado à grande quantidade de sapé existente no passado na área. É também um local de marcante presença culinária, produzindo lingüiça que vem atraindo ao longo dos anos pessoas de várias cidades da região e, até mesmo, de outros pontos do Estado.
O bairro teve sua formação no início do século XX, quando Francisco Antônio Godoy e família mudaram-se para um sítio existente naquela área. Em 1904, com o falecimento de sua esposa, Ana Murba, Francisco teria atendido a uma promessa feita por ela e construído a capela em louvor a Santo Antônio de Pádua, de quem era devota. Construída de barrote e coberta com sapé, a capela deu origem à denominação do bairro, à qual foi acrescentada a palavra “Sapezeiro” em função de a planta ser bastante comum na região.
Com a construção da capela, iniciou-se um processo de aglutinação da população, anteriormente dispersa em vários sítios, formando a vila. O bairro cresceu e o núcleo central abriga atualmente algumas centenas de pessoas, além de receber dezenas de turistas nos finais de semana para saborear a lingüiça nos restaurantes ali existentes.
Uma das atrações do bairro, além da culinária caipira, onde a lingüiça é o maior destaque, é o local conhecido como “cachoeira”, distante quatro quilômetros da capela. O bairro é também um patrimônio histórico, abrigando diversas construções antigas e preservadas ao longo dos anos. Na capela, anualmente, é realizada a Festa do Padroeiro, que também atrai muitos visitantes para o Santo Antônio do Sapezeiro.

Informações

Endereço: Acesso pela Rodovia Américo Emílio Romi Santa Bárbara – Capivarí



Assentamentos de Sumaré – Sumaré

Os assentamentos de Sumaré começaram sua história de luta a 23 anos, em busca de terra para morar e trabalhar. Agora desenvolvem trabalhos pedagógicos, Turismo Rural e recebem vários visitantes estrangeiros. Os assentamentos produzem diversas frutas e vegetais e atualmente estão até exportando.
Possuem área de moradia e área de plantio, onde são executados os trabalhos rurais. O assentamento I possui um local para reuniões, que também é usado como restaurante, e a cozinha está localizada ao lado, onde são preparados deliciosos alimentos derivados da mandioca, entre eles: brigadeiro de mandioca, manjar, suco de mandioca, vaca atolada, bolos, salgados (bolinha de queijo, rizoles, coxinha, esfirra, todos com massa de mandioca), doces diversos, e tudo isso com o saboroso tempero das mãos das mulheres cozinheiras do assentamento.

Endereço: Estrada Taquara Branca, km 1,5 - Horto Florestal – Sumaré
Telefone: (19) 3873-0286 / 8173-7980
Horário de funcionamento: Somente visita agendada.
Entrada: Franca



Doces e Bebidas Terra - Sumaré

Uma das maiores fábricas de doces e bebidas da Região Metropolitana de Campinas, conhecida pela excelência de seus produtos, todos em exposição em sua loja de varejo. São mais de 40 itens irresistíveis. Conheça a adega com degustação.

Informações

Endereço: Rua Isaltina Orlandini Terra, 301 - Chácaras Reunidas Anhanguera - Sumaré/SP.
Telefone: (19) 3873-1584 / 3873-5165 / 3873-5666
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 8h00 às 18h00. Domingos e feriados das 8h00 às 12h00.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Roteiro da Cachaça


A cachaça tornou-se a bebida característica do Brasil. Inúmeros alambiques compõem as opções de atrativos do CT², com produção própria de cachaça e oferecendo degustação de seus produtos, além de apresentarem a produção da mesma, demonstrando todo o processo desde as técnicas de cultivo da cana, até o engarrafamento. Além de compreender os segredos da produção aprecie os prazeres da degustação de licorosos, envelhecidos em barris de carvalho, tradicionais ou especiais e conheça os outros produtos derivados presentes na região.

Atrativo
Município
Empório Rota Joaquim
Campinas
Rancho da Cachaça
Jaguariúna
Cachaça Piracicabana
Piracicaba
Doces e Bebidas Terra
Sumaré

Empório Rota Joaquim - Campinas

No Empório Rota Joaquim é possível encontrar mais de 500 títulos de cachaça. A casa está em constante busca por novos produtos para satisfazer apreciadores e colecionadores.
Outras opções são, o segmento de miniaturas, com mais de 450 títulos, além de um espaço destinado ao artesanato local. Também é possível comprar vinhos, nacionais e importados, doces, geléias e queijos.

Informações

Endereço: Av. José Conceição Alves, 33b – Jd. Belmonte Sousas - Campinas/SP.
Telefone: (19) 2121-1422

Clique aqui para visualizar o mapa.


Rancho da Cachaça - Jaguariúna

No Rancho da Cachaça em Jaguariúna é possível conhecer a produção da cachaça artesanal, desde o corte da cana, a preparação, a destilação até a embalagem. A propriedade conta também com restaurante que serve a típica comida caipira, pousada e empório para venda de produtos a base da cachaça artesanal, pimentas, amendoim, doces e biscoitos. 

Informações

Endereço: Estrada Vicinal BR 10, Km 1,5 - Jaguariúna/SP.
Telefone: (19) 3802-4658 / 9127-0436 / 9325-6208
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h00 às 18h00


Cachaça Piracicabana - Piracicaba

Na fábrica de pinga artesanal, é possível acompanhar todas as etapas de produção da cachaça: da moagem até a garapa, da fermentação até o vapor, resfriado até virar a cachaça que irá descansar em tonéis de carvalho europeu por pelo menos dois anos.
A adega da Cachaçaria Piracicabana é uma atração à parte, com 230 tonéis. O espaço parece um museu, decorado com objetos e peças que guardam a história das antigas fazendas paulistas do período do açúcar.
Endereço: Estrada Piracicaba-São Pedro, SP 304 – km 173,5 - Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3425-6517
Horário de funcionamento: Somente visitas agendadas

Clique aqui para visualizar o mapa.


Doces e Bebidas Terra – Sumaré  

Uma tradição familiar fez da Rapadura e Aguardente Terra uma grande indústria do segmento de doces. Tudo começou há mais de 30 anos pelos avós mineiros, que faziam rapaduras em tachos antigos e vendiam para sobreviver. O legado foi passado de geração a geração. Só depois de algum tempo, já na região de Campinas, a família Terra decidiu comprar as terras onde estão instalados até hoje, nas Chácaras Reunidas Anhanguera, em Sumaré. Hoje, 32 anos depois, o progresso é visto ao longe, seja para quem conhece o local e se encanta, seja pela procura de pessoas de outros Estados que vêm em busca do produto. A Doces e Bebidas Terra continua em família. Os irmãos tocam de forma brilhante o 'empreendimento' deixado pelo pai.

Informações

Endereço: Rua Isaltina Orlandini Terra, 301 - Chácaras Reunidas Anhanguera - Sumaré/SP.
Telefone: (19) 3873-1584 / 3873-5165 / 3873-5666
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 8h00 às 18h00. Domingos e feriados das 8h00 às 12h00.

Clique aqui para visualizar o mapa.


Web Statistics